Ação tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais de estudantes de cursos de engenharia
O Teatro SESIMINAS recebeu, no dia 15/07, estudantes de engenharia na solenidade de formatura do programa Futuros Engenheiros RMBH. A ação, que é uma iniciativa da FIEMG por meio do IEL, SENAI e SESI, tem o objetivo oferecer desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais a universitários dos cursos de engenharia. “A trilha não é uma estrada formada, vocês estão se preparando para o mercado de trabalho”, afirmou Luís Cláudio de Araújo Lopes, gerente de Educação Executiva do IEL, lembrando aos estudantes que eles já possuem um diferencial. “Será a visão ética que vocês adquiriram neste curso que irá fazer o setor de engenharia diferente. Lembrem-se que a ética precisa estar acima dos negócios”, ressaltou Lopes.
Ao todo, 150 estudantes foram certificados. “Desde as primeiras semanas de aula, sabíamos que aquele curso não seria comum. Eu mesma me peguei falando várias vezes que, em tão pouco tempo de curso já havia ganhado mais experiência do que em todo o período de faculdade”, afirmou Sâmara Durães de Souza, que participou da turma de Operação de Processos em Construção Civil.
“O curso nos ofereceu uma visão ampla e nossa maior recompensa, além das oportunidades que estão por vir, foram as vivências ao longo dessa trajetória, experiências incríveis que vamos levar para nossa carreira como engenheiros”, disse Samuel Resende Souza, aluno de Operação de Processos em Mecânica Industrial
A conselheira e coordenadora da Comissão de Educação e Atribuições do CREA Minas, Davina Marcia de Souza Braga, reforçou a importância da engenharia. “Vivemos cercados por produtos das diversas áreas de engenharia e as empresas anseiam por profissionais que tenham o perfil de vocês: éticos, que sabem trabalhar em equipe e empreendedores”, ressaltou.
Já Luiz Otávio Silva Portela, vice-presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), parabenizou os formandos, falando sobre o otimismo com que a entidade vê o programa Futuros Engenheiros. “O mercado de trabalho precisa de pessoas bem preparadas e com experiência prática, como a que vocês adquiriram ao longo do curso”, pontuou.